
   A rainha dos sete cruzeiros da calunga é confundida com a pomba-gira  da calunga que vem a ser sua subordinada, a rainha da calunga é uma gira  de poder e glória, pois é uma constante guerreira pois para manter sua  morada em ordem "é coisa que dá muito trabalho!" como ela mesmo diz!  Trabalha para abertura de caminhos, não gosta de fazer amarrações, mais  gosta quando é pedido a seu socorro por uma união feliz! Esta gira tem  muitas subordinadas, por isto para pedir um favor seu esteja na calunga  exatamente a meia-noite de uma segunda-feira de lua cheia, pois antes  disto ou depois desta hora você não será atendido! Ela trabalha com tudo  na hora certa e só aceita pedidos se estiver incorporada. Se apresenta  como uma nobre senhora, que fala pouco e franco, mais que não deixa  dúvida em suas palavras.
   Recebe, rosas vermelhas,  bebidas finas, cigarrilhas e fitas na cor branca e preta... seus  cigarros tem que serem acesos e suas velas pretas e brancas em números  de sete.Acredite nesta senhora e tenha fé que ela o protegerá!
          "Nos cruzeiros da calunga eu sou rainha, meu tempo é curto e  bravo! dou conta do seu pedido, mais seja breve e saia calado! No meu  reino eu mando... muito trabalho tenho sim senhor! Vida de rainha não é  fácil, mais minha coroa tem valor!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário